Uma pesquisa do Datafolha revelou que mais de um terço da população brasileira não se lembra em quem votou para governador nas eleições de 2022. O levantamento, realizado entre 17 e 18 de junho com 1.898 eleitores, mostra que 38% dos entrevistados não conseguem recordar a escolha para o Executivo estadual. Além disso, 9% afirmaram que não votaram em ninguém, enquanto 54% disseram lembrar de seus votos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Os dados apontam que o esquecimento é mais comum entre as mulheres, com 46% sem lembranças, e na faixa etária de 20 a 24 anos, onde 45% não se recordam do voto. Por outro lado, o grupo de 45 a 59 anos é o que mais se lembra, com 63% afirmando saber em quem votaram. Em relação aos partidos, 76% dos eleitores do PL, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, disseram se recordar do voto para governador, enquanto apenas 52% dos simpatizantes do PT, partido do presidente Lula, também se lembram.
No que diz respeito às eleições presidenciais, 97% dos apoiadores do PL e 90% dos do PT afirmaram se lembrar de seus votos. Em 2022, a disputa entre Lula e Bolsonaro foi bastante acirrada, com Lula vencendo por 50,9% a 49,1%. Para quem já pensa nas próximas eleições, 87% daqueles que pretendem votar em Lula em 2026 se lembram de suas escolhas em 2022, índice que chega a 93% entre os que optaram por Flávio Bolsonaro.
Para acompanhar as próximas etapas eleitorais, os cidadãos podem acessar o site do TSE e acompanhar as sessões, além de ter acesso a documentos e canais de denúncia. Fique atento às audiências públicas e à tramitação das propostas, pois isso pode afetar diretamente a política em Goiás e em todo o Brasil.