Neste domingo (21), a deputada estadual Marina Helou, do PSB, usou um carro oficial da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para ir ao evento de lançamento da sua pré-candidatura a deputada federal, realizado em um teatro no bairro do Butantã, na zona oeste da capital paulista. O uso de veículos da frota da Alesp para fins de campanha é proibido por um ato da Mesa Diretora, que estabelece regras claras sobre essa questão. O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas e também marcou a pré-candidatura da vereadora paulistana Marina Bragante, também do PSB. Entre os convidados estavam figuras públicas como os ex-ministros Marina Silva (Rede) e Márcio França (PSB).
Após a repercussão do uso do carro oficial, a assessoria da deputada admitiu que houve um erro e garantiu que isso não acontecerá novamente. A nota enviada ao Painel reconheceu a infração e ressaltou a importância de seguir as normas estabelecidas pela Alesp.
Para quem quer acompanhar as atividades da Assembleia Legislativa, é possível acessar as sessões pela internet e ficar de olho nas pautas em discussão. Além disso, canais de denúncia estão disponíveis para que a população possa reportar irregularidades. Documentos e informações adicionais sobre as atividades da Alesp podem ser encontrados no site oficial da instituição.
Com o cenário político se agitando para as próximas eleições, os próximos passos incluem a tramitação das candidaturas e possíveis audiências públicas para debater as propostas dos candidatos. A agenda de votação e outras atividades relacionadas à campanha devem ser acompanhadas de perto para garantir transparência e participação da sociedade.