January 2, 2026
Política

Falece Assusete Magalhães, ex-ministra do STJ, aos 76 anos – 02/12/2025

  • dezembro 2, 2025
  • 0

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães, faleceu nesta segunda-feira (1º), aos 76 anos, em São Paulo, devido a complicações de um câncer no

Falece Assusete Magalhães, ex-ministra do STJ, aos 76 anos – 02/12/2025

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães, faleceu nesta segunda-feira (1º), aos 76 anos, em São Paulo, devido a complicações de um câncer no pâncreas. O velório ocorre nesta terça-feira (2), às 9h30, no Salão de Recepções do STJ, seguido de missa de corpo presente às 14h30. O sepultamento está programado para as 17h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Natural de Serro, Minas Gerais, Assusete atuou no STJ por 11 anos, entre 2012 e 2024, quando atingiu a idade de aposentadoria compulsória. Ela foi a primeira mulher a dirigir a Ouvidoria do tribunal e teve uma trajetória marcada por desafios, como a resistência familiar ao seu estudo em Direito e a necessidade de se afastar da família após sua transferência para o Rio de Janeiro. Assusete ingressou na Justiça Federal da 1ª Região em 1984, inicialmente na Seção de Minas Gerais, e depois no Rio de Janeiro. Também foi juíza titular no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Em 1993, Assusete se tornou desembargadora federal do TRF-1, onde foi diretora da escola da magistratura e corregedora da Justiça Federal de 1º grau. Em 2006, ela fez história ao se tornar a primeira mulher presidente do TRF-1 e da presidência de uma corte federal no Brasil. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, elogiou sua trajetória, destacando sua integridade e compromisso com os valores democráticos. Assusete deixa o marido, Júlio Cézar de Magalhães, três filhos e quatro netos.

Para acompanhar a programação de homenagens ou acessar documentos oficiais, você pode visitar o site do STJ.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *