O Brasil, atual campeão da AmeriCup, estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino contra o Chile nesta quinta-feira, 27 de novembro, em Valdívia, às 20h (horário de Brasília). A seleção brasileira busca uma das sete vagas disponíveis para países das Américas para o Mundial programado para 2027 no Catar. No domingo, 30 de novembro, as equipes se enfrentam novamente, mas desta vez em São Paulo, a partir das 19h10.
Participando da chave C, junto com Colômbia e Venezuela, Brasil e Chile têm um desafio pela frente, já que as Eliminatórias reúnem 16 seleções divididas em quatro grupos. Na primeira fase, todos jogam entre si em partidas de ida e volta. As três melhores seleções de cada grupo avançam para a segunda etapa, levando os pontos acumulados. Na fase seguinte, as 12 equipes classificadas serão divididas em dois grupos, e as três primeiras colocadas, além da quarta melhor geral, garantem vaga no Mundial.
A seleção conta com sete jogadores que levantaram a taça da AmeriCup em setembro, incluindo Alexey, Caio Pacheco e Léo Meindl. O técnico Aleksandar Petrovic também convocou novos talentos, como Pedro Pastre, de 18 anos, e Mathias Vasquez, de 17, mas perdeu Reynan dos Santos por lesão, sendo substituído por Daniel Von Haydin. Alguns atletas experientes, como Yago e Márcio, estão fora por compromissos na Europa, enquanto Bruno Caboclo se recupera de cirurgia.
Os torcedores podem acompanhar os jogos pelo site da CBF e nas redes sociais da seleção. Após os duelos contra o Chile, o Brasil enfrentará a Venezuela em fevereiro de 2026 e a Colômbia em março, com ainda mais partidas marcadas para julho.