January 17, 2026
Política

Ex-deputado critica realização de congresso do PT em 2026, apontando equívoco na decisão – 21/11/2025 – Painel

  • novembro 21, 2025
  • 0

Na última segunda-feira (17), a Executiva Nacional do PT aprovou a realização de um congresso em abril de 2024. A ideia é discutir reformas no estatuto do partido

Ex-deputado critica realização de congresso do PT em 2026, apontando equívoco na decisão – 21/11/2025 – Painel

Na última segunda-feira (17), a Executiva Nacional do PT aprovou a realização de um congresso em abril de 2024. A ideia é discutir reformas no estatuto do partido e traçar prioridades políticas para o futuro, além de elaborar um programa de governo caso Lula busque um quarto mandato. No entanto, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, apontou que essa decisão pode ser um erro, visto que o partido já tem outras prioridades mais urgentes.

Cunha, que é do PT e esteve à frente da Câmara entre 2003 e 2005, argumenta que o foco do partido deve estar na montagem de palanques estaduais para as eleições de governo e Senado, além da definição de candidaturas para a Câmara dos Deputados. Ele ressalta que, em abril, Lula precisará escolher novos ministros que vão disputar a eleição e que a campanha eleitoral já estará em pleno andamento. Para ele, a discussão sobre o futuro do partido deveria ser feita depois das eleições, já que os resultados da disputa presidencial impactarão a estratégia do PT.

Ele considera que o congresso pode se transformar em um “simulacro”, onde as discussões reais estarão voltadas para as campanhas individuais dos candidatos, ao invés de uma reflexão genuína sobre o papel do partido. Para acompanhar as atividades do PT, os interessados podem acessar documentos oficiais e obter informações sobre as sessões através dos canais de comunicação disponíveis no site do partido.

Os próximos passos incluem a tramitação e a organização do congresso, que deverá ocorrer em um momento de intensa mobilização política, com a direita também se articulando para as eleições. A expectativa é que o debate interno do PT e as suas repercussões sejam acompanhados de perto por quem se interessa pela política goiana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *