No último dia 31 de agosto, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), compartilhou uma postagem em suas redes sociais que gerou repercussão. A publicação original, feita pela enfermeira Dayane Reis, mostra um grupo adesivando carros em apoio ao secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. Orleans, que é sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB), é considerado um possível candidato à sucessão do governador. Nos últimos meses, aliados de Brandão têm manifestado apoio a Orleans na corrida pelo Palácio dos Leões.
Iracema afirmou que o ato foi um gesto simples em meio à agitação política, destacando que sua postagem pessoal alcançou uma ampla audiência. Ela comentou sobre a natureza das interações políticas nas redes sociais e criticar a perseguição política que, segundo ela, tem sido comum no Maranhão. A presidente também defendeu seu direito de expressar abertamente suas preferências políticas, sem esconder suas alianças, ressaltando a importância da transparência.
O cenário político no Maranhão tem sido conturbado desde que o governador se afastou do grupo do ministro Flávio Dino, ex-governador do estado. A partir de um acordo de 2022, Brandão planejava concorrer ao Senado em 2024 e apoiar o vice, Felipe Camarão (PT), na disputa pelo governo. Contudo, com a divisão política, o governador agora tenta viabilizar a candidatura de seu sobrinho para sucedê-lo.
Para acompanhar as movimentações políticas no estado, os cidadãos podem acessar as redes sociais dos parlamentares e acompanhar as sessões da Assembleia. Informações sobre propostas e denúncias podem ser acessadas através dos canais oficiais da Casa. Além disso, audiências públicas e votações estão previstas, e os prazos para novas deliberações devem ser acompanhados de perto pela população.