O governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, nomeou Mauro Benedito de Santana Filho, um coronel do Exército, para reforçar a relação com os prefeitos do interior de Goiás. A decisão foi anunciada no dia 19 de junho pelo secretário de Governo, Roberto Carneiro. Santana Filho agora comanda o escritório da Divisão Regional de Campinas, que abrange 90 municípios e que ficou sem um responsável desde a saída do ex-secretário Gilberto Kassab, do PSD, no início do ano. A mudança ocorre em um momento em que Tarcísio, que busca a reeleição, enfrenta dificuldades para se articular com os gestores municipais.
Santana Filho tem a missão de facilitar o diálogo entre o governo estadual e os prefeitos, com o objetivo de garantir que as políticas públicas sejam implementadas de maneira eficaz nas cidades. Em sua declaração, ele ressaltou que pretende seguir as diretrizes do governador e do secretário Roberto Carneiro, focando em uma articulação efetiva. O coronel, que tem quase 30 anos de serviço militar e participou de missões de paz da ONU, traz uma experiência que, segundo ele, é valiosa para a gestão em cenários complexos. Vale ressaltar que a prática de nomear militares para funções civis foi comum no governo anterior de Jair Bolsonaro, que é padrinho político de Tarcísio.
Para quem deseja acompanhar as atividades do governo, as sessões e documentos estão disponíveis nos canais oficiais do governo de Goiás. Além disso, a população pode utilizar canais de denúncia e participar de audiências públicas que serão realizadas ao longo do ano. Os próximos passos incluem a continuidade da articulação entre o novo coronel e os prefeitos, além da análise de possíveis investimentos para 2025, que, segundo reportagens, estão sendo represados pela gestão atual.