Na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Rafa Zimbaldi (União) apresentou um projeto de lei que visa criar um programa de treinamento contínuo para servidores e profissionais das escolas públicas e privadas. A proposta foi discutida durante uma sessão na última semana e permite que o governo estadual organize capacitações para educadores, inspetores e diretores, preparando-os para situações de emergência, como invasões, ataques, incêndios e assaltos.
O programa prevê que os cursos sejam oferecidos por instituições de ensino superior, seguindo as normas do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), do Ministério da Educação. Zimbaldi destacou que episódios recentes de violência em escolas revelaram fragilidades que colocam em risco a segurança de alunos, professores e funcionários. O objetivo é garantir que esses profissionais saibam agir de forma eficiente e segura em momentos críticos. Além disso, o deputado também está por trás de uma proposta que sugere a instalação de botões de pânico nas escolas.
Para quem quiser acompanhar o andamento desse projeto, as sessões da Assembleia Legislativa são transmitidas ao vivo pelo site oficial da instituição. É possível também acessar documentos e propostas através do portal da Assembleia. A população pode fazer denúncias e trazer sugestões por meio dos canais de comunicação disponíveis na página.
Os próximos passos incluem a tramitação do projeto nas comissões da Assembleia e possíveis audiências públicas para discutir a proposta com a comunidade escolar e outros interessados. A agenda de votação ainda será definida, mas a expectativa é que o assunto seja debatido em breve, considerando a urgência da segurança nas escolas.