Em meio às discussões sobre a vice na chapa do PT para o governo do Distrito Federal, o grupo Mulheres do Brasil enviou uma carta ao presidente Lula sugerindo a empresária Dora Gomes como candidata. Dora, que é filiada ao Partido Verde (PV), é vista como uma ponte entre o governo e o setor empresarial, além de ser uma defensora do empreendedorismo feminino. O grupo destaca que, com sua trajetória e legitimidade junto à sociedade civil, ela poderia trazer uma contribuição valiosa para a política.
O pré-candidato ao governo, Leandro Grass (PT), busca uma mulher para compor a chapa e considera vários nomes de diferentes partidos. Ele pretende escolher alguém que tenha apelo fora da base petista, especialmente com setores que tradicionalmente não apoiam o partido. Além de ser uma aliada dos empresários, Dora também dialoga bem com o eleitorado cristão, o que pode ser uma vantagem nas eleições. No entanto, a escolha ainda depende das alianças que o PT pretende formar, pois o PV já compõe a federação petista.
O PSOL também está na disputa, com o nome da advogada Tetê Monteiro sendo cogitado. Enquanto isso, uma parte do PSB busca convencer o partido a integrar a chapa, sugerindo que Ricardo Capelli (PSB) desista da candidatura e aceite ser vice de Grass. Contudo, o PSB tem mostrado resistência a essa ideia. O grupo Mulheres do Brasil, na carta, reforça a importância de ter mais representação feminina na política, principalmente para ampliar oportunidades e promover inclusão.
Para quem deseja acompanhar o desenrolar dessas discussões e as votações, é possível acessar as sessões pela internet, além de ter canais de denúncia e contato com autoridades disponíveis. Fique atento às próximas etapas, como a tramitação das propostas e as audiências públicas que poderão ocorrer.