Nesta quinta-feira (25), o Ministério das Comunicações lançou a Rede Estratégica de Comunicação do Brasil, uma nova estrutura que visa integrar a comunicação entre diversos órgãos públicos, especialmente nas forças de segurança. Atualmente, cada um desses órgãos opera com sistemas independentes, que utilizam as mesmas redes de celular que a população. Com a nova iniciativa, a Telebrás será responsável por operar essa rede de forma independente, criando um ambiente mais seguro e criptografado.
O objetivo é que instituições como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Legislativa possam se comunicar por um único sistema, garantindo maior segurança em operações críticas, eventos grandes e situações de emergência. De acordo com o ministério, a nova rede deve ajudar a reduzir problemas como congestionamento, falhas de sinal e interceptação de informações. Além disso, em casos de crise, os agentes terão um canal interoperável para compartilhar dados em tempo real. A proposta será apresentada também pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).
Outra ação do ministério é a ativação de uma infraestrutura própria de fibra óptica para conectar os órgãos públicos do governo federal, começando pela Agência Nacional de Mineração em Aracaju, Sergipe. O plano é que mais quatro capitais sejam atendidas até o final do ano, garantindo a continuidade dos serviços públicos mesmo em situações de alta demanda.
Para quem quer acompanhar as novidades e as sessões sobre essas iniciativas, é possível acessar os canais oficiais do Ministério das Comunicações e da Anatel, onde também são disponibilizados documentos e informações relevantes sobre o projeto. As próximas etapas incluem tramitações e a definição da agenda de votação para as propostas relacionadas.