Recentemente, o presidente Lula (PT) esteve no Rio de Janeiro para uma série de compromissos que visam fortalecer sua presença no estado, aproveitando o momento de fragilidade do senador Flávio Bolsonaro (PL). Em suas agendas, que ocorreram nos dias 22 e 23 de outubro, Lula participou de eventos ao lado do governador interino, desembargador Ricardo Couto, que tem recebido avaliações positivas do público, conforme pesquisas internas. Durante essa visita, o presidente assinou um termo de adesão do Governo do Rio ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que promete reduzir a dívida fluminense de R$ 210,6 bilhões para R$ 168,5 bilhões, além de permitir uma diminuição significativa nas parcelas mensais pagas ao governo federal.
Além disso, Lula firmou convênios do Novo PAC, totalizando R$ 700 milhões para obras em três favelas da capital. O governador interino, Couto, tem tentado adotar uma postura neutra, mas reconheceu a importância do Propag, chamando a adesão de um “presente” para o estado. O governo federal também está em negociações com outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, para que se juntem ao programa.
Para quem deseja acompanhar as atividades do governo e as sessões da Assembleia Legislativa, é possível acessar informações e documentos por meio dos canais oficiais disponíveis online. A tramitação das questões relacionadas à permanência de Couto no cargo deve seguir, já que o Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu sobre o futuro governador-tampão do estado. A expectativa é que essa decisão ocorra em breve, pois o desembargador assumiu o governo em março, após a renúncia de Cláudio Castro, e a situação política no Rio continua a evoluir.