Na terça-feira (23), a Justiça do Distrito Federal condenou o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) a pagar R$ 20 mil em danos morais ao PT devido a uma postagem em suas redes sociais. Na publicação, Gayer acusava o partido de ser responsável pelo atentado a faca contra Jair Bolsonaro durante a eleição de 2018. A decisão, do juiz Wagner Pessoa Vieira, é de primeira instância e ainda cabe recurso. A defesa do deputado não foi encontrada para comentar a situação até o fechamento da matéria.
Gustavo Gayer havia publicado um vídeo afirmando que “o PT mandou Adélio Bispo matar Bolsonaro”, e pediu que as pessoas compartilhassem a informação. O PT, por sua vez, afirmou que essa alegação é falsa, já desmentida por investigações oficiais, e que Gayer teria propagado uma fake news para prejudicar a imagem do partido. Em 2024, a Polícia Federal encerrou o inquérito sobre o atentado, reiterando que Adélio Bispo agiu sozinho. O ataque ocorreu em Juiz de Fora (MG) e foi um momento marcante da campanha de Bolsonaro, que acabou sendo eleito presidente.
Durante o processo, Gayer argumentou que sua postagem estava dentro do direito à crítica política e da liberdade de expressão, além de estar protegido pela imunidade parlamentar. No entanto, o juiz ressaltou que a imunidade não é absoluta e não cobre a disseminação de informações falsas. Ele destacou que a publicação do deputado não contribuiu com um debate informativo, mas sim propagou uma inverdade que feriu a honra do PT.
Para quem se interessa em acompanhar o andamento do caso, é possível acessar informações sobre a tramitação na Justiça Federal e acompanhar as sessões no site do tribunal. Além disso, canais de denúncia e contato oficial do deputado estão disponíveis nas plataformas digitais. O próximo passo será aguardar o recurso que Gayer pode apresentar contra a decisão.