A primeira-dama, Janja da Silva, inicia uma série de visitas pelo Brasil nesta semana com foco no combate ao feminicídio. O objetivo é dar visibilidade ao tema e reforçar as ações que foram acordadas em um Pacto contra o Feminicídio, assinado em fevereiro pelos três Poderes. Segundo a Secretaria de Relações Institucionais, essa mobilização busca conectar a população com as políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres.
Janja vai visitar o Pará na quarta-feira (24), o Ceará na quinta (25) e Natal, no Rio Grande do Norte, na sexta (26). Durante esses encontros, a ideia é aprofundar a análise sobre as causas da violência de gênero e fortalecer a articulação entre os estados, além de incentivar a criação de novas políticas. Em 2023, mais de 630 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No entanto, os números mostraram uma queda de 11% em comparação ao mesmo período do ano passado, coincidindo com o início das ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio.
Para quem está interessado em acompanhar as discussões e ações sobre o tema, é possível acessar as informações através dos canais oficiais do governo e da Secretaria de Relações Institucionais. Além disso, as sessões e eventos relacionados ao combate à violência de gênero são frequentemente divulgados nas redes sociais e sites oficiais, permitindo que a população esteja informada e participe das iniciativas.
Nos próximos dias, a expectativa é que as visitas de Janja contribuam para uma aceleração nas ações de prevenção e proteção às mulheres, e que novas medidas sejam anunciadas em decorrência dessa mobilização. A agenda de reuniões e audiências públicas segue em andamento, com foco em fortalecer a rede de apoio e a implementação de políticas eficazes em todo o país.