Neste domingo, 21 de outubro, Arthur Henrique, do PL, foi eleito governador de Roraima em uma eleição suplementar, recebendo 160.004 votos, o que representa 60,87% dos votos válidos. Ele concorreu ao lado do subtenente Velton como vice. Embora o resultado tenha sido divulgado na mesma noite, a oficialização da vitória depende da análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está revisando uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). O TRE-RR havia negado o registro da candidatura de Arthur por ele não ter cumprido o prazo de desincompatibilização, que é o afastamento do cargo para concorrer.
Arthur estava à frente da prefeitura de Boa Vista e decidiu se desligar do cargo após a cassação do ex-governador Antonio Denarium e de seu vice, Edilson Damião. O afastamento aconteceu conforme a resolução do TRE-RR, que estipulava um prazo de apenas 24 horas. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que esse prazo era inadequado, já que a Lei Complementar 64/1990 exige um mínimo de três meses. Na eleição, os candidatos Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos, ficaram em segundo lugar, com 93.897 votos (35,72%). A chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol) obteve 8.948 votos, representando 3,40% dos votos válidos.
Para quem quer acompanhar a tramitação e as próximas etapas desse processo, é possível acessar os canais oficiais do TSE e do TRE-RR, onde também estão disponíveis documentos e informações sobre as eleições. O TSE deve analisar a situação de Arthur Henrique em breve, e a agenda de votação será divulgada em seus meios oficiais. A fiscalização e as audiências públicas sobre o processo eleitoral também podem ser acompanhadas pela população.