No último dia de competições do bobsled “4-man” nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, o Brasil terminou o primeiro dia em 20ª posição. O quarteto, liderado pelo experiente piloto Edson Bindilatti, de 46 anos, fez o percurso no Sliding Centre de Cortina d’Ampezzo em 1min50s46, empatando com a equipe de Liechtenstein. Além de Bindilatti, o time brasileiro contou com Davidson de Souza, Rafael da Silva e Luis Bacca.
Os destaques da competição foram as equipes da Alemanha, que dominaram a prova e registraram os três melhores tempos. A equipe alemã lidera com 1min48s61, mostrando sua força no esporte. Na disputa anterior, realizada no dia 16, o Brasil competiu com dois tripulantes, Edson Bindilatti e Luis Bacca, e ficou na 24ª colocação. Entretanto, eles conseguiram superar o melhor resultado histórico do país na prova, que era um 27º lugar, conquistado em PyeongChang-2018.
As disputas de bobsled no formato “4-man” serão retomadas no domingo, dia 22, a partir das 6h (horário de Brasília). As 20 melhores equipes após a terceira descida avançam para a quarta e última, que acontece às 8h15 e é considerada a final. Para acompanhar os jogos, os fãs podem sintonizar os canais oficiais de transmissão dos Jogos Olímpicos, que oferecem cobertura completa das competições.
O Brasil tem uma trajetória no bobsled desde os Jogos de Inverno de Salt Lake City, em 2002. O melhor resultado olímpico até agora foi em Pequim, em 2022, quando a equipe alcançou a 20ª colocação no “4-man”. Os próximos compromissos incluem os treinos e as finais, onde os atletas buscam melhorar ainda mais suas performances.