O Natural Olympia, organizado pela INBA/PNBA, é a versão livre de doping do famoso campeonato de fisiculturismo, o Olympia, da IFBB. Recentemente, Paul Krueger, um americano de 46 anos que treina musculação há mais de 30 anos, conquistou o título na categoria “Open Bodybuilding”. Com 1,78 m de altura e pesando cerca de 108 kg, Krueger se destacou entre os competidores, especialmente quando comparado ao atual Mister Olympia, Derek Lunsford, que mede 1,68 m e pesa pouco mais de 102 kg. Outro exemplo é Samson Dauda, que venceu o Olympia de 2024 com impressionantes 138 kg e 1,80 m, sendo o campeão mais pesado da história da competição.
A diferença entre os fisiculturistas naturais e os que utilizam substâncias como esteroides anabolizantes é bem visível, especialmente no volume muscular. Fisiculturistas testados enfrentam o desafio de manter um bom volume enquanto seguem dietas rigorosas para alcançar a definição exigida nas competições. Além disso, a pele dos atletas que não usam hormônios tende a ter uma aparência mais jovem e é mais fácil de ver as fibras musculares, principalmente nos ombros, devido à ausência de substâncias que podem causar retenção de líquidos e dar um aspecto menos definido.
É plenamente possível conquistar um corpo atlético sem hormônios, mas com a competitividade atual, um confronto entre um campeão da IFBB e um vencedor de federações naturais parece cada vez mais distante. Para quem quiser acompanhar as próximas competições, fique atento às transmissões e tabelas oficiais que costumam ser divulgadas nas redes sociais das federações envolvidas.