A seleção feminina de futebol do Brasil conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, surpreendendo a todos ao avançar para a fase de mata-mata com apenas duas derrotas em três jogos na fase de grupos. A equipe derrubou a França, anfitriã do torneio, venceu a campeã mundial Espanha por 4 a 0 e teve um bom desempenho na final contra os Estados Unidos. Agora, a equipe não é mais vista como zebra e mira novas conquistas.
Em 2025, o Brasil teve um ano de consolidação, com o esperado título da Copa América e vitórias expressivas contra grandes seleções. De acordo com o técnico Arthur Elias, o time mostrou consistência, com dez vitórias, dois empates e três derrotas ao longo do ano, marcando 39 gols e sofrendo 18. Um dos destaques foi a vitória por 2 a 1 sobre os Estados Unidos, em San Jose, um feito inédito para as brasileiras, que não ganhavam delas desde 2014. Além disso, a seleção empatou com a Colômbia tanto na fase de grupos quanto na final da Copa América, onde brilhou a veterana Marta.
Para quem quer acompanhar as próximas partidas, a seleção enfrentará a Inglaterra na Finalíssima em março de 2026, com data e local ainda a serem definidos. A expectativa é que o time ganhe força e experiência em busca da Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil. Arthur Elias acredita que a equipe tem muito a crescer e, diferentemente dos Jogos Olímpicos, estão prontos para enfrentar os desafios que virão. Com uma mistura de jovens talentos e jogadoras experientes, como a artilheira Amanda Gutierres, o Brasil segue firme em sua trajetória no futebol feminino.