January 2, 2026
Política

Lula Considera Vetar Projeto de Redução de Pena de Bolsonaro em 10 de Dezembro de 2025

  • dezembro 10, 2025
  • 0

Colaboradores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que a tendência é que o projeto que beneficia condenados por atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro

Lula Considera Vetar Projeto de Redução de Pena de Bolsonaro em 10 de Dezembro de 2025

Colaboradores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que a tendência é que o projeto que beneficia condenados por atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seja vetado de forma integral. Durante um evento no Palácio do Planalto, Lula não se referiu ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada de quarta-feira, mas se mostrou tranquilo em relação à situação do país, destacando que as desavenças na Câmara são normais em uma democracia. Ele não comentou a retirada do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da presidência da Casa por policiais legislativos.

Nesta quarta, a ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela Secretaria das Relações Institucionais, buscou conversar com ministros e lideranças partidárias sobre o apoio de seus colegas à proposta que beneficia Bolsonaro. Os aliados lembram que Lula já havia se manifestado contra a proposta em setembro, quando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) pressionou pela redução da pena do ex-presidente. Naquele momento, a direção do PT também se opôs à iniciativa, seguindo a orientação do presidente. Gleisi reforçou que o governo é contra a anistia e qualquer redução de pena, argumentando que o processo contra Bolsonaro está em andamento no STF e não deveria ser alterado.

Os apoiadores do veto argumentam que o projeto de lei beneficia não apenas os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro, mas também outros condenados por crimes como coação e resistência a agentes públicos. Embora Lula esteja inclinado a vetar o projeto, alguns aliados sugerem cautela e defendem a espera por uma posição do STF sobre a questão. Interlocutores do presidente afirmam que o governo tem conseguido avanços no Congresso, com a aprovação de projetos importantes. Além disso, há preocupações sobre não desagradar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em meio às negociações envolvendo o nome de Jorge Messias para o STF.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *