A Primeira Turma do STF começou a julgar, nesta terça-feira (9), uma ação penal envolvendo o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o general Mário Fernandes, e o ex-assessor Filipe Martins, além de outros três réus. O foco das discussões é a participação desses ex-integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL) em supostos planos para um golpe de Estado, conforme apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Nesta fase, o Supremo também está analisando as blitzes da PRF durante o segundo turno das eleições de 2022.
As investigações, que anteriormente eram conduzidas de forma separada pela Polícia Federal, foram integradas à ação principal após a decisão da PGR. Junto a Silvinei, Filipe e Mário, outros denunciados incluem Fernando de Souza Oliveira e Marcelo Costa Câmara, ambos ex-integrantes do Ministério da Justiça, além de Marília Ferreira. Até agora, a corte já condenou 24 réus, e em 18 de novembro, o general da reserva Estevam Theophilo foi absolvido das acusações por insuficiência de provas.
Quem quiser acompanhar as sessões do STF pode acessar o site oficial do tribunal, que disponibiliza informações em tempo real. Além disso, a população pode fazer denúncias ou acompanhar o andamento de processos por meio dos canais de comunicação da PGR e outros órgãos competentes.
Para os próximos dias, o julgamento deve continuar com novas sessões programadas. As decisões da Primeira Turma podem ter impactos significativos nas políticas de segurança pública e na condução de investigações futuras. Assim, é importante ficar atento aos desdobramentos e à agenda de votação das próximas audiências.