January 3, 2026
Política

Ex-assessor de Bolsonaro acusa Mauro Cid de tentativa de golpe em 8 de dezembro de 2025

  • dezembro 9, 2025
  • 0

O julgamento de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, começa nesta terça-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de participar de um suposto golpe de Estado

Ex-assessor de Bolsonaro acusa Mauro Cid de tentativa de golpe em 8 de dezembro de 2025

O julgamento de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, começa nesta terça-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de participar de um suposto golpe de Estado no final do governo Jair Bolsonaro. Martins, que faz parte do núcleo 2 da investigação, é acusado de elaborar uma minuta para esse golpe, o que sempre negou. Na defesa, os advogados de Martins, liderados por Jeffrey Chiquini, vão apresentar novos documentos que, segundo eles, atribuem a responsabilidade pela minuta ao tenente-coronel Mauro Cid.

Esses documentos sugerem que Cid começou a trabalhar na minuta antes do segundo turno das eleições, em 25 de outubro de 2022, e que a apresentou em uma reunião com membros de forças especiais do Exército em 28 de novembro. A defesa de Martins mudou de estratégia, reconhecendo que houve uma minuta e uma tentativa de quebra da ordem constitucional, mas afirmando que a responsabilidade é de Cid. Essa mudança teria sido impulsionada pela análise de dados mais robusta, que revelou novas informações no processo.

Martins também é acusado de participar de uma reunião no Palácio da Alvorada em 7 de dezembro, onde a minuta foi discutida. Ele nega ter estado nesse encontro e afirma que os registros de sua entrada foram manipulados. Chiquini, seu advogado, argumenta que Cid adulterou os dados para desviar a culpa de si mesmo.

Para quem se interessa em acompanhar o caso, as sessões do STF são transmitidas ao vivo, e as informações sobre o processo podem ser acessadas através do site do tribunal. O próximo passo agora é acompanhar a tramitação do julgamento e possíveis audiências públicas que possam surgir.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *