January 2, 2026
Política

Reprovação de Lula cai de 47% para 39% com nova faixa do Imposto de Renda em dezembro de 2025

  • dezembro 6, 2025
  • 0

Uma pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, apontou que a avaliação do presidente Lula (PT) enfrenta desafios, especialmente entre grupos como evangélicos

Reprovação de Lula cai de 47% para 39% com nova faixa do Imposto de Renda em dezembro de 2025

Uma pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, apontou que a avaliação do presidente Lula (PT) enfrenta desafios, especialmente entre grupos como evangélicos e pessoas com renda entre 5 e 10 salários mínimos. No entanto, entre aqueles que ganham entre 2 e 5 salários, a percepção negativa sobre seu governo caiu de 47% para 39%, próximo ao limite da margem de erro de quatro pontos. A aprovação geral do governo se manteve estável, com 32% dos entrevistados considerando a administração boa ou ótima, uma leve queda em relação a setembro, quando esse número era de 33%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios, e a margem de erro geral é de 2 pontos percentuais. Quando analisamos a avaliação por gênero, 32% dos homens consideram o governo bom, enquanto 39% o veem como ruim. Entre as mulheres, 33% têm uma visão positiva, e 34% negativa. A pesquisa também revela que a aprovação entre católicos se mantém em 40%, enquanto entre evangélicos, a desaprovação é alta, chegando a 49%.

Em relação à renda, 36% das pessoas que ganham até dois salários mínimos aprovam o governo, e essa taxa já foi maior, alcançando 46% em outubro de 2024. Para quem recebe de dois a cinco salários, a aprovação é de 29%. O índice de rejeição é mais elevado entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários, com 53% considerando o governo ruim ou péssimo.

Se você quiser acompanhar as sessões e decisões políticas, é possível acessar documentos e informações por meio dos sites oficiais das câmaras municipais e do governo do estado. Fique por dentro das próximas votações e audiências públicas que podem impactar sua região.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *