January 11, 2026
Política

Financial Times Lista Alexandre de Moraes entre os Mais Influentes do Mundo em 2025

  • dezembro 5, 2025
  • 0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi destacado pelo jornal britânico Financial Times como uma das 25 pessoas mais influentes do ano, na categoria

Financial Times Lista Alexandre de Moraes entre os Mais Influentes do Mundo em 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi destacado pelo jornal britânico Financial Times como uma das 25 pessoas mais influentes do ano, na categoria “heróis”. A lista, divulgada nesta sexta-feira (5), inclui também nomes como o cantor porto-riquenho Bad Bunny e o CEO da Goldman Sachs, David Solomon. Moraes recebeu a menção por sua atuação em momentos de crise para a democracia, especialmente na investigação de tentativas de golpe e na defesa do sistema eleitoral brasileiro.

Segundo a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, que escreveu sobre a escolha, Moraes se destacou ao enfrentar os ataques ao sistema eleitoral e ao desmantelar redes de desinformação. Ele também foi responsável pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão, o que reforçou a ideia de que a Constituição deve ser respeitada. Schwarcz, no entanto, ressaltou que o uso de poderes excepcionais pode gerar uma tensão entre firmeza e excesso, destacando a importância de manter os contrapesos do poder em uma democracia.

Além de Moraes, a lista de “heróis” inclui figuras como a atriz Jane Fonda e o golfista Rory McIlroy. A seleção dos influentes foi feita por repórteres e editores do Financial Times, que afirmam que os escolhidos têm o potencial de impactar o mundo, para o bem ou para o mal.

Para quem quiser acompanhar as atividades do STF e as decisões do ministro, é possível acessar o site oficial do tribunal, onde estão disponíveis documentos e informações sobre as sessões. A tramitação de processos e outras pautas também podem ser acompanhadas por meio das redes sociais e canais de comunicação do STF.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *