January 2, 2026
Política

Argentina tomará decisão sobre extradição de foragidos do 8 de janeiro até terça-feira – 03/12/2025 – Poder

  • dezembro 3, 2025
  • 0

A Justiça argentina tem até a próxima terça-feira (9) para decidir sobre a extradição de cinco brasileiros que foram condenados por envolvimento nos eventos do dia 8 de

Argentina tomará decisão sobre extradição de foragidos do 8 de janeiro até terça-feira – 03/12/2025 – Poder

A Justiça argentina tem até a próxima terça-feira (9) para decidir sobre a extradição de cinco brasileiros que foram condenados por envolvimento nos eventos do dia 8 de janeiro. O grupo é composto por Joelton Gusmão de Oliveira e Wellington Luiz Firmino, ambos com penas de 17 anos, Ana Paula de Souza e Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, com 14 anos, e Joel Borges Correa, que pegou 13 anos. Souza, que havia fugido após quebrar a tornozeleira, reclamou em entrevista que não recebeu apoio de parlamentares e se sentiu “esquecida” em uma prisão na Argentina.

Os cinco foram capturados em localidades como La Plata e Jujuy, em ações que identificaram mandados de prisão e extradição emitidos pela Justiça brasileira. O pedido de extradição partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e está sendo analisado pelo juiz Daniel Rafecas, do Tribunal Criminal nº 3, que afirmou que todos os 61 brasileiros condenados que fugiram para a Argentina serão submetidos a julgamento. As decisões sobre a extradição dos cinco devem sair em até três dias úteis, e ainda cabe recurso na Suprema Corte argentina.

O caso é monitorado por advogados da Advocacia Geral da União, que representam o Brasil no processo. Os condenados estão detidos em prisões argentinas, e os julgamentos já enfrentaram adiamentos. Apesar das incertezas sobre a postura do novo governo argentino, o porta-voz Manuel Adorni havia afirmado que não haveria impunidade e que as decisões do Judiciário brasileiro seriam respeitadas. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que recebeu uma lista com mais de 180 nomes de foragidos em busca de refúgio na Argentina e em outros países. Para acompanhar as atualizações sobre o caso, é possível acessar o site do Ministério da Justiça e acompanhar as notícias através da mídia local.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *