January 13, 2026
Política

Ex-chefe da Receita Federal é demitido após envolvimento em caso de joias de Bolsonaro – 01/12/2025 – Poder

  • dezembro 1, 2025
  • 0

No dia 25 de outubro, o ex-secretário da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, foi demitido pela Controladoria-Geral da União (CGU) devido a irregularidades em seu desempenho. A

Ex-chefe da Receita Federal é demitido após envolvimento em caso de joias de Bolsonaro – 01/12/2025 – Poder

No dia 25 de outubro, o ex-secretário da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, foi demitido pela Controladoria-Geral da União (CGU) devido a irregularidades em seu desempenho. A decisão foi publicada no Diário Oficial em 1º de novembro e se baseou em um relatório final de um processo disciplinar que apontou que Gomes descumpriu deveres do cargo. Além disso, ele está proibido de ocupar cargos públicos federais por cinco anos. A demissão ocorre em meio a investigações sobre a liberação de joias que foram presenteadas pela Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Gomes admitiu à Polícia Federal que teve conversas diretas com Bolsonaro sobre a liberação das joias, que foram apreendidas na alfândega do aeroporto de Guarulhos. Informações reveladas pela Folha em 2023 indicam que os dois discutiram o assunto por telefone em 27 de dezembro de 2022, poucos dias antes do fim do mandato de Bolsonaro. O ex-secretário também relatou um encontro em dezembro, onde o presidente questionou sobre a apreensão dos itens. O valor das joias é estimado em R$ 6,8 milhões, e a Polícia Federal indiciou o ex-presidente por crimes como associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Para quem deseja acompanhar as sessões sobre esse e outros temas, é possível acessar o site da CGU e o Diário Oficial. Além disso, canais de denúncia estão disponíveis para que o público possa reportar irregularidades. As próximas etapas do processo incluem a tramitação dos indiciamentos e possíveis audiências públicas, que devem ser anunciadas em breve pela Polícia Federal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *