Na terça-feira, dia 2, Niterói (RJ) vai receber o Fórum de Segurança Pública em Perspectivas Transversais, que contará com a presença de nomes importantes como o chileno Eduardo Vergara, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o colombiano Hugo Acero Velásquez, ex-secretário de Segurança de Bogotá, e o brasileiro Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura. O evento, convocado pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), será a abertura da 30ª Cúpula da Rede Mercocidades, que reúne governos locais da América do Sul.
O Fórum terá como foco discutir novos desafios e soluções para a violência urbana, um tema que se tornou cada vez mais relevante. A Cúpula, que acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, vai abordar “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”. Espera-se que cerca de 400 autoridades de 12 países latino-americanos participem, além de representantes de instituições internacionais, como agências da ONU e bancos de fomento, o que promete enriquecer o debate com diferentes perspectivas e experiências.
Para quem quiser acompanhar as discussões, é possível acessar transmissões ao vivo e conferir os documentos relacionados ao evento nos canais oficiais da prefeitura de Niterói. Além disso, a população pode ficar atenta a canais de denúncia e sugestões que podem surgir durante a Cúpula.
Os próximos passos incluem a tramitação das propostas discutidas, com a expectativa de que novas diretrizes para a segurança pública sejam elaboradas. Audiências públicas e a fiscalização de órgãos competentes também devem ocorrer após os encontros, visando implementar as soluções discutidas e monitorar sua eficácia.