O ministro Flávio Dino foi o único integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) que não parabenizou Jorge Messias após sua indicação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga na corte. Essa ausência de congratulações gerou comentários, já que críticos da indicação de Messias o veem como um “novo Dino”, sugerindo que ele estaria alinhado com o governo. A assessoria de Dino informou que ele prefere se manifestar apenas após a deliberação do Senado, como já fez no caso do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Messias, que atualmente é advogado-geral da União, afirmou que, se aprovado pelo Senado, atuará com imparcialidade no STF. Ele enfatizou que sempre exerceu funções de Estado, mesmo com sua proximidade ideológica com algumas teses do PT. A indicação dele foi recebida com apoio por diversos membros do STF, incluindo aqueles que foram indicados por Jair Bolsonaro, como André Mendonça e Nunes Marques, que se comprometeram a ajudar Messias em seu processo de confirmação.
Para quem quer acompanhar as sessões relacionadas a essa indicação, o Senado disponibiliza informações em seu site oficial, onde é possível encontrar documentos, além de canais para denúncias e contatos diretos com os senadores. As próximas etapas envolvem a tramitação da indicação no Senado, com audiências públicas agendadas e a expectativa de votação em breve. Assim, todos os interessados poderão acompanhar de perto como será o desenrolar desse processo e a confirmação de Messias no STF.