Na segunda-feira (20), o governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou uma campanha para divulgar o túnel Santos-Guarujá. Essa ação acontece dois meses após a gestão de Lula ter feito algo semelhante. A megaobra está sendo construída em parceria entre a União e o estado de São Paulo, mas cada um tem promovido a obra como se estivesse atuando sozinho. Nos últimos meses, as relações entre Lula e Tarcísio, que podem ser adversários na eleição presidencial do ano que vem, se tornaram tensas. A propaganda do governo paulista destaca que “o sonho que parecia impossível para a Baixada Santista” agora é uma realidade, sem mencionar o apoio do governo federal.
O custo total da obra é de R$ 5,14 bilhões, que será dividido entre os governos federal e estadual, além de R$ 1,66 bilhão que virá da iniciativa privada. A expectativa é que o túnel beneficie mais de 2 milhões de pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento de 50 minutos para apenas 5. A previsão de conclusão é para 2031, e o estado de São Paulo vai arcar com uma parte significativa dos custos. Na prática, o estado vai investir até 410% a mais que a União, com uma contraprestação anual que pode chegar a R$ 438,3 milhões, a ser paga ao longo de 24 anos durante a concessão de 30 anos.
Para quem se interessa em acompanhar o andamento dessa obra, é possível acessar informações e documentos oficiais pela internet, além de ficar de olho nas sessões de votação e audiências públicas que podem ocorrer. O próximo passo envolve a tramitação do projeto e a definição de uma agenda para as votações.