November 7, 2025
Política

Ciro Gomes se desliga do PDT após aliança do partido com o PT no Ceará, em 17 de outubro de 2025

  • outubro 18, 2025
  • 0

Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, pediu sua desfiliação do PDT em uma carta enviada ao presidente do partido, Carlos Lupi. Esse movimento ocorre em meio à aproximação do

Ciro Gomes se desliga do PDT após aliança do partido com o PT no Ceará, em 17 de outubro de 2025

Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, pediu sua desfiliação do PDT em uma carta enviada ao presidente do partido, Carlos Lupi. Esse movimento ocorre em meio à aproximação do PDT com o governo de Elmano de Freitas, do PT, e também se relaciona com as estratégias eleitorais para 2026. Ciro deve anunciar sua próxima decisão política na semana que vem. Em julho, ele já havia se encontrado com lideranças do PSDB e, durante o encontro, mencionou que sua volta ao partido estava praticamente acertada.

Além do PSDB, o União Brasil também manifestou interesse em contar com Ciro. O ex-governador, que já tentou a presidência quatro vezes, tem se aproximado de partidos de direita no Ceará e se tornado um crítico contundente do governo Lula, além de ser um dos opositores mais destacados do governo Elmano. Em uma entrevista à rádio Itatiaia, no final de setembro, Ciro expressou seu descontentamento com o PDT, afirmando estar “muito infeliz” no partido.

A saída de Ciro gerou reações entre seus aliados, como Antonio Neto, presidente do PDT em São Paulo, que lamentou a decisão. Ele destacou a tristeza pela saída de Ciro e expressou gratidão pela contribuição do ex-governador ao partido, reafirmando sua importância dentro da trajetória do trabalhismo no Brasil.

Para quem deseja acompanhar a situação política, é possível acessar informações sobre sessões e decisões por meio dos canais oficiais do PDT e outras plataformas de transparência pública. A tramitação e os próximos passos de Ciro, incluindo possíveis audiências públicas ou novos anúncios, devem ser monitorados nas próximas semanas, especialmente com a aproximação das eleições de 2026.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *