November 7, 2025
Esporte

Atleta jovem conquista medalha de prata nos Jogos Universitários Brasileiros com apoio da família

  • outubro 14, 2025
  • 0

Os mais de 1.500 quilômetros que separam Belém, no Pará, de Natal, no Rio Grande do Norte, não impediram a família do carateca Péricles Souza Sobrinho, de 18

Atleta jovem conquista medalha de prata nos Jogos Universitários Brasileiros com apoio da família

Os mais de 1.500 quilômetros que separam Belém, no Pará, de Natal, no Rio Grande do Norte, não impediram a família do carateca Péricles Souza Sobrinho, de 18 anos, de marcar presença em sua estreia nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). O atleta, que estuda nutrição na Unama, começou com o pé direito ao garantir a medalha de prata no kata individual e ainda se prepara para a disputa no kumite na categoria até 67 quilos, marcada para a próxima quinta-feira, 16. Em suas palavras, Péricles mencionou que, embora o primeiro lugar seja sempre o objetivo, ele está muito feliz com o resultado e elogiou a qualidade da disputa na final.

A mãe de Péricles, Renata Siqueira Mendes, esteve presente na torcida e sempre acreditou no potencial do filho. Ele começou a praticar o caratê aos 7 anos, mesmo sem muito entusiasmo, e foi incentivado por ela. “Eu não gostava até fazer a minha primeira competição. Depois que perdi, disse que queria ganhar e aqui estou até hoje”, comentou. Renata acredita que a insistência valeu a pena, já que o caratê ajudou a desenvolver a concentração, disciplina e organização do filho, habilidades essenciais para seu crescimento pessoal.

Agora, Péricles e sua família focam na próxima competição. Ele destacou que o kata, que envolve a execução de movimentos contra oponentes imaginários, é bem diferente do kumite, onde os karatecas se enfrentam diretamente. Apesar da pressão, ele está animado com a possibilidade de conquistar mais uma medalha. Péricles também revelou que pretende participar de futuras edições dos Jubs, pois a experiência tem sido incrível. “A estrutura é de nível mundial e estou muito satisfeito. Quero seguir competindo todos os anos até me formar”, afirmou, com o apoio incondicional de sua torcida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *