A seleção brasileira feminina de futebol de cegos fez história ao garantir a classificação para as semifinais da Copa do Mundo em Kochi, na Índia, após empatar sem gols com a Polônia nesta quarta-feira, 8. Com esse resultado, as brasileiras terminaram a fase de grupos invictas e agora enfrentarão a Argentina, atual campeã mundial, na próxima sexta-feira, 10, às 10h30 (horário de Brasília). O duelo será transmitido ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).
A equipe, que foi formada há apenas um ano, avançou para as semifinais em segundo lugar no Grupo A, somando cinco pontos, um a menos que a Inglaterra, que ficou em primeiro com sete. As brasileiras começaram o Mundial com uma vitória de 1 a 0 sobre as anfitriãs indianas no domingo, 5, e empataram em 1 a 1 com a Inglaterra na madrugada de terça, 7. Sarah Santana, ala da seleção e uma das destaques da campanha, expressou sua felicidade: “Já conseguir nos classificarmos para a semifinal, cara, para mim, é incrível!”.
A Argentina, próxima rival do Brasil, liderou o Grupo B com nove pontos, conquistando três vitórias consecutivas: 5 a 0 contra o Canadá, 1 a 0 sobre a Turquia e mais 1 a 0 diante do Japão. Na disputa masculina, o Brasil é um gigante no futebol de cegos, com cinco títulos mundiais, e na última edição, em 2023, conquistou o bronze após perder para o Canadá na semifinal, enquanto a Argentina faturou o título.
Para quem quiser acompanhar a semifinal, é só ficar ligado na transmissão ao vivo na sexta-feira. As próximas etapas da competição prometem ser emocionantes, e todos os olhares estarão voltados para a seleção brasileira, que busca fazer história na sua primeira participação em Mundiais.