O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou em uma entrevista à Record que a proposta de tarifa zero no transporte público deve ser uma prioridade na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Haddad revelou que um estudo está sendo realizado para avaliar os custos e a viabilidade dessa política em todo o Brasil. Atualmente, o país conta com 138 cidades que já adotaram a tarifa zero, em sua maioria de pequeno e médio porte. Essa medida pode aliviar o orçamento da população, visto que, segundo o IBGE, o transporte é o segundo maior gasto dos brasileiros, atrás apenas da alimentação.
No Congresso, estão em tramitação propostas para implementar um modelo de gratuidade nacional. Uma dessas propostas é uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que visa criar o Sistema Único de Mobilidade (SUM) e distribuir a responsabilidade do financiamento do transporte público entre os diferentes níveis de governo. Essa proposta, apresentada pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) em maio de 2023, ainda não teve progresso significativo. Especialistas alertam que o custo fiscal dos subsídios pode ser um obstáculo, além do risco de superlotação nos sistemas de transporte urbano, já que algumas cidades que adotaram a tarifa zero observaram um aumento no número de passageiros.
Para quem quer entender mais sobre o tema, o episódio do “Café da Manhã” desta quarta-feira (8) discute a viabilidade de uma tarifa zero nacional. O urbanista Roberto Andrés, professor da UFMG, analisa os desafios e experiências de implementação dessa política. O programa pode ser ouvido no Spotify, onde é publicado de segunda a sexta, sempre pela manhã, com apresentação dos jornalistas Gustavo Simon e Gabriela Mayer. Para acessar, basta se cadastrar gratuitamente no aplicativo. Quanto aos próximos passos, o andamento das propostas no Congresso será acompanhado, assim como a agenda de audiências públicas sobre o assunto.