O ex-comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, lançou um livro sobre a Amazônia, onde compartilha suas vivências como militar na região e defende o seu desenvolvimento. O lançamento ainda não tem data definida, mas o conteúdo promete trazer uma visão pessoal e crítica sobre a atuação de ONGs estrangeiras e a militância ambientalista, que, segundo Villas Bôas, atrapalham o crescimento dos estados amazônicos. Entre as suas experiências, ele destaca o período em que foi comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e do Comando Militar da Amazônia, em Manaus, nos anos 1990 e 2000. O prefácio do livro será escrito pelo ex-ministro Aldo Rebelo, que tem uma linha de pensamento semelhante.
Villas Bôas, que teve uma participação controversa na política recente, ficou conhecido pelo tuíte que fez na véspera do julgamento de um habeas corpus que poderia evitar a prisão de Lula, o que gerou bastante repercussão. Após deixar o comando do Exército, ele fez parte do governo Bolsonaro como assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional entre 2019 e 2022. Atualmente, Villas Bôas enfrenta desafios de saúde devido à esclerose lateral amiotrófica, mas continua a escrever com o auxílio de tecnologia assistiva que responde aos seus movimentos oculares.
Para quem se interessa por política e questões ambientais, acompanhar a discussão em torno do livro pode ser uma boa oportunidade. É possível acessar documentos e acompanhar sessões relacionadas a debates sobre a Amazônia e suas políticas através de sites oficiais e canais de instituições governamentais. Fique atento às próximas movimentações e audiências públicas que possam surgir sobre o tema, que prometem gerar debates importantes para o futuro da região.