Na última semana, a Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo protocolou uma denúncia no Ministério Público de São Paulo contra a gestão de Ricardo Nunes (MDB). O motivo foi a presença de uma bandeira dos Estados Unidos em uma manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, realizada no dia da Independência do Brasil. A bandeira, segundo as parlamentares, teria sido utilizada no jogo da NFL na NeoQuímica Arena na noite anterior e, por ter sido confeccionada com recursos públicos, deveria ser considerada patrimônio da cidade.
As representantes do PSOL argumentam que a confecção da bandeira era uma obrigação contratual da administração municipal. Por isso, elas pedem que o Ministério Público inicie um inquérito para verificar se a bandeira utilizada na manifestação é a mesma que foi feita com dinheiro público. Além disso, buscam investigar se a gestão Nunes tomou as medidas necessárias para evitar o uso de um bem público em um evento que, segundo elas, não condiz com os interesses da sociedade.
Para quem quer acompanhar mais de perto o andamento dessa situação, as sessões da Câmara Municipal são transmitidas ao vivo pelo site oficial da casa. Canais de denúncia também estão disponíveis para que os cidadãos possam relatar irregularidades. Documentos relacionados a essa denúncia podem ser acessados pela plataforma do Ministério Público.
Os próximos passos incluem a análise da denúncia pelo Ministério Público, que avaliará se as investigações devem prosseguir. Vale ficar de olho na agenda de votações e possíveis audiências públicas que possam surgir a partir desse caso, já que ele pode gerar desdobramentos significativos na política local.