Análise sobre os 40 anos de redemocratização no Brasil é tema de novo livro
- setembro 11, 2025
- 0
Um debate sobre a Nova República, que começou em 1985 e continua até hoje, é o foco do livro “A Palavra e o Poder – Uma Travessia Crítica
Um debate sobre a Nova República, que começou em 1985 e continua até hoje, é o foco do livro “A Palavra e o Poder – Uma Travessia Crítica
Um debate sobre a Nova República, que começou em 1985 e continua até hoje, é o foco do livro “A Palavra e o Poder – Uma Travessia Crítica por 40 Anos de Democracia Brasileira”. A publicação, fruto de uma parceria entre a Folha e o grupo editorial Record, chega às lojas no final de outubro, com pré-venda iniciando nesta semana. O livro reúne 40 textos de um total de mais de 150 mil artigos publicados pela Folha ao longo dessas quatro décadas, todos relacionados ao tema da democracia. Autores como Abdias Nascimento, Caetano Veloso e Marina Silva estão entre os que contribuíram com seus escritos, e a seleção inclui também textos de todos os presidentes desse período.
Além da coletânea, o livro traz novas contribuições de 40 autores que reinterpretam os textos à luz da atualidade. A ativista indígena Txai Suruí, por exemplo, revisita um artigo de Fernando Gabeira de 1985, enquanto a empresária Luiza Trajano analisa um texto de Mario Amato do mesmo ano. O prefácio do livro destaca que o intuito é contextualizar cada artigo, ressaltando suas perspectivas e apresentando novas interpretações.
A organização do livro ficou a cargo de Rodrigo Tavares, Flavia Lima e Naief Haddad, que trabalharam por mais de dois anos no projeto. Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, menciona que a obra se insere em um esforço contínuo de aprendizado coletivo sobre a democracia. O diretor editorial da Record, Cassiano Elek Machado, completa afirmando que o livro explora como as democracias se desenvolvem e enfrentam desafios, incorporando diversas vozes e perspectivas.
O lançamento oficial de “A Palavra e o Poder” está marcado para o dia 22 de outubro em São Paulo, com eventos programados em outras cidades posteriormente. Para mais informações sobre o livro e os eventos, os interessados podem acompanhar os canais oficiais da Folha e da Record.