November 7, 2025
Política

Fux Critica Bolsonaro por Incitação da População Contra o STF em 10 de Setembro de 2025

  • setembro 10, 2025
  • 0

O ministro Luiz Fux, do STF, fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro após os eventos de 7 de setembro de 2021, quando Bolsonaro fez declarações que foram consideradas

Fux Critica Bolsonaro por Incitação da População Contra o STF em 10 de Setembro de 2025

O ministro Luiz Fux, do STF, fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro após os eventos de 7 de setembro de 2021, quando Bolsonaro fez declarações que foram consideradas ameaças à corte. Durante uma sessão na terça-feira (9), o ministro Flávio Dino questionou Fux sobre relatos de que ele teria passado a noite no tribunal devido à “invasão violenta da Esplanada”. Fux respondeu que estava no local porque havia 850 mil pessoas na Praça dos Três Poderes e, segundo ele, “não aconteceu absolutamente nada”.

Na época, Fux adotou um tom bem diferente ao reagir às declarações de Bolsonaro. No dia seguinte aos atos, ele disse que a ameaça do ex-presidente de não cumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes configuraria um “crime de responsabilidade”. Fux destacou que o desrespeito às decisões judiciais, principalmente por parte do chefe de algum dos Poderes, não só atenta contra a democracia, mas também deve ser analisado pelo Congresso Nacional. Ele reforçou que a corte continuaria a funcionar, afirmando que “ninguém fechará esta corte”.

Além disso, um mês antes dos eventos de setembro, Fux já havia cancelado uma reunião entre os Poderes após ofensas de Bolsonaro a membros do STF, incluindo Moraes e o ministro Luís Roberto Barroso. O ministro ressaltou que o respeito mútuo entre as instituições é fundamental para o diálogo.

Para quem quer acompanhar mais sobre o trabalho do STF e as sessões, é possível acessar o site oficial do tribunal. A página oferece informações sobre as pautas, a tramitação de processos e também canais de denúncia. Fique de olho nas próximas votações e audiências públicas que podem ocorrer, já que a agenda do STF é bastante dinâmica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *