Na terça-feira (9), Beatriz Haddad Maia não deu chances e teve uma estreia tranquila no SP Open, realizado no parque Villa-Lobos em São Paulo. Em apenas 1 hora e 16 minutos, a brasileira de 29 anos derrotou a italiana Miriana Tona com um convincente duplo 6/1. A diferença técnica entre as jogadoras ficou evidente, já que Bia ocupa o 27º lugar no ranking mundial, enquanto Tona está em 409ª. Com o calor da torcida na quadra Maria Esther Bueno, a paulista conseguiu se reencontrar após um começo um pouco instável e dominou a partida.
As oitavas de final já estão definidas, e Bia terá pela frente outra paulista: Laura Pigossi, de 31 anos. Laura enfrentou a norte-americana Elizabeth Mandlik, número 257 do mundo, e conseguiu avançar após um jogo difícil de 2 horas e 33 minutos, vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4. “Não consegui mostrar meu melhor tênis, mas foquei em colocar a bola em jogo”, comentou Pigossi, que adotou uma estratégia pragmática para garantir a vitória. Ana Candiotto, de 21 anos, também se destacou ao vencer a ucraniana Valeriya Strakhova, 303ª do ranking, com um placar de 2 sets a 1, o que vai lhe render uma grande subida no ranking.
O Brasil segue firme na competição com quatro tenistas nas oitavas. Nauhany Silva, de apenas 15 anos, que surpreendeu ao vencer Carolina Meligeni Alves, volta à quadra na quarta-feira (10), às 17h30, contra a argentina Solana Sierra, cabeça de chave número 2. Já Laura e Ingrid Martins garantiram vaga nas quartas de final na chave de duplas e vão enfrentar Leolia Jeanjean e Victoria Rodríguez nesta quarta. A partida de Luisa Stefani e Tímea Babos pelas oitavas está marcada para o mesmo dia, contra Alicia Barnett e Elixane Lechemia. Para quem quer acompanhar os jogos, as transmissões acontecem pelos canais oficiais do torneio.