Na última segunda-feira (8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, comentou sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante um evento em Washington. Ibaneis considerou Tarcísio um político ponderado, mesmo após o governador paulista ter feito um discurso polêmico no 7 de Setembro, onde chamou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de ditador e defendeu uma anistia que incluísse o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ibaneis destacou que a fala de Tarcísio reflete um sentimento presente na população, que acredita que o STF tem extrapolado suas funções. “Ele sempre foi uma pessoa que atuou de forma equilibrada e, no momento certo, vai dialogar com todas as instituições”, afirmou o governador do DF. A relação entre Tarcísio e a família Bolsonaro é um ponto de atenção, uma vez que ele busca apoio para sua candidatura à Presidência em 2026, mas enfrenta desconfiança de alguns membros desse grupo.
Sobre a proposta de anistia, Ibaneis afirmou que ela deve ser debatida no Congresso, mas não hesitou em dizer que seria uma maneira de promover a pacificação no país. Ele também sugeriu que, se a anistia se concretizar, deveria abranger Bolsonaro. “Acho que o Tarcísio tem condições de conduzir o país para um futuro melhor”, declarou Ibaneis.
Por fim, o governador do DF garantiu que a segurança está preparada para possíveis manifestações relacionadas ao julgamento de Bolsonaro nos próximos dias. Ele mencionou que o sistema de segurança do Distrito Federal está em monitoramento constante e que as manifestações do 7 de Setembro ocorreram de forma tranquila, sem incidentes.