Goiatuba: Vaca dá à luz gêmeos de sexos diferentes
- setembro 5, 2025
- 0
Uma vaca da raça Gir deu à luz a bezerros gêmeos de sexos diferentes em uma fazenda de Goiatuba, no sul de Goiás, no dia 9 de outubro.
Uma vaca da raça Gir deu à luz a bezerros gêmeos de sexos diferentes em uma fazenda de Goiatuba, no sul de Goiás, no dia 9 de outubro.
Uma vaca da raça Gir deu à luz a bezerros gêmeos de sexos diferentes em uma fazenda de Goiatuba, no sul de Goiás, no dia 9 de outubro. O caso é raro na medicina veterinária e chamou a atenção do proprietário, o advogado Danillo Caixeta, e dos vizinhos. Os filhotes, um macho e uma fêmea, ainda são bebês e estão recebendo cuidados especiais na propriedade, que conta com 40 vacas, dentre elas a mãe, chamada Pintura.
Os bezerros, que ainda não têm nomes, estão um pouco fracos, mas se alimentam normalmente. Danillo comentou que a equipe da fazenda está dando atenção extra a eles. “Os dois se tornaram o xodó da fazenda”, afirmou. A médica veterinária Carolina Berteli explicou que a gestação de gêmeos em bovinos é difícil e que essa ocorrência tem apenas cerca de 0,5% de chance de acontecer, especialmente com filhotes de sexos diferentes. Ela também destacou que, em muitos casos, a fêmea pode ter uma anomalia conhecida como Freemartismo, que pode resultar em esterilidade.
Para quem se interessar, o acompanhamento dos bezerros está sendo feito por um veterinário, que já foi consultado pelo advogado e seu cunhado, que também é veterinário. Caso a anomalia seja confirmada, os gêmeos poderão ser criados para a pecuária de corte. No momento, a fazenda segue com a rotina normal, e a expectativa é de que os bezerros se desenvolvam bem. Para mais informações sobre cuidados com gado ou questões veterinárias, é sempre bom consultar profissionais da área ou órgãos locais que atendem o agronegócio.