February 21, 2026
Esporte

Surfe contará com menos vagas olímpicas pela WSL nos Jogos de Los Angeles

  • fevereiro 20, 2026
  • 0

A Associação Internacional de Surfe (ISA) divulgou nesta sexta-feira, dia 20, como será a distribuição das vagas para os surfistas nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028. A

Surfe contará com menos vagas olímpicas pela WSL nos Jogos de Los Angeles

A Associação Internacional de Surfe (ISA) divulgou nesta sexta-feira, dia 20, como será a distribuição das vagas para os surfistas nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028. A principal mudança é a redução das oportunidades diretas da Liga Mundial de Surfe (WSL). Nos Jogos de Tóquio e Paris, o circuito classificou oito mulheres e dez homens, mas para Los Angeles, serão apenas dez vagas no total, com cinco para cada gênero e um atleta por país.

No último ano, o paranaense Yago Dora foi campeão do circuito masculino, e o potiguar Ítalo Ferreira ficou em quarto. Com a nova regra, apenas Yago teria chance de ir à Olimpíada via WSL. A ISA também ampliou a quantidade de vagas dos Jogos Mundiais de Surfe, que em 2028 oferecerão dez vagas por gênero, também limitadas a um surfista por nação. Além disso, as melhores seleções nas edições de 2026 e 2027 ganharão vagas extras. Em Paris, o Brasil se destacou com seis atletas, sendo o país com mais representantes.

Os surfistas brasileiros também podem se classificar para Los Angeles através de torneios continentais, como os Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, onde o campeão garante uma vaga olímpica. O Brasil já brilhou no pódio olímpico três vezes, liderando o ranking. Em Tóquio 2021, Ítalo Ferreira trouxe o primeiro ouro para o país, e em 2024, Gabriel Medina conquistou o bronze, enquanto Tatiana Weston-Webb levou a prata.

Fique ligado nos próximos eventos e como acompanhar as competições. A tabela oficial e informações sobre ingressos podem ser conferidas nos canais da ISA e da WSL. A corrida pela classificação para Los Angeles já começou, e os surfistas estão se preparando para garantir suas vagas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *