February 12, 2026
Esporte

Brasil avança lentamente no curling com única pista disponível – 11/02/2026 – Esporte

  • fevereiro 11, 2026
  • 0

O curling, uma modalidade que pode parecer estranha para muitos brasileiros, está ganhando destaque durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que acontecem na Itália. Embora o

Brasil avança lentamente no curling com única pista disponível – 11/02/2026 – Esporte

O curling, uma modalidade que pode parecer estranha para muitos brasileiros, está ganhando destaque durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que acontecem na Itália. Embora o Brasil ainda tenha poucos praticantes e apenas uma pista oficial em São Paulo, a competição tem chamado a atenção do público. O esporte, que se assemelha à bocha, envolve arremessar pedras de granito pesando até 20 kg em uma pista congelada, com o objetivo de colocá-las o mais próximo possível do centro do alvo. Durante a disputa, vassouras são usadas para ajudar a controlar o deslizar das pedras.

O Brasil está participando com sua maior delegação na história, contando com 14 atletas. Apesar disso, o país ainda não conseguiu uma classificação para as competições de curling nas edições olímpicas. A prática no Brasil começou apenas no final dos anos 2000, quando um grupo de brasileiros no Canadá começou a representar o país em competições internacionais. O primeiro Campeonato Brasileiro foi realizado em 2015 em Vancouver, e a primeira edição no Brasil aconteceu em 2022, após a abertura da Arena Ice Brasil.

Para quem tem interesse em conhecer o curling, a Arena Ice Brasil, localizada no Morumbi, São Paulo, oferece a oportunidade para iniciantes e amadores. A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) promove cursos e disponibiliza equipamentos, como calçados especiais e vassouras. Segundo Tatiani Garcia, coordenadora do curling na CBDG, a modalidade é acessível a pessoas de várias idades, permitindo que iniciantes a partir de seis anos comecem a praticar. Enquanto isso, a seleção brasileira se encontra na Série C das competições internacionais, buscando avançar e, quem sabe um dia, conquistar uma vaga nas Olimpíadas.

Os próximos jogos e competições podem ser acompanhados pelos canais oficiais da CBDG e plataformas de streaming que transmitem os eventos. A expectativa é que com o aumento do interesse e a formação de novos talentos, o Brasil consiga se destacar cada vez mais no cenário do curling mundial.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *