Os Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina começam oficialmente nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, com a cerimônia de abertura no Estádio San Siro, em Milão, marcada para às 16h (horário de Brasília). A ginasta Rebeca Andrade, que é a maior medalhista olímpica do Brasil, será uma das porta-bandeiras ao lado de Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, e Nicole Silveira, do skeleton. A festa promete ser grandiosa, com apresentações de artistas como Andrea Bocelli, Laura Pausini e Mariah Carey.
Durante os próximos 15 dias, mais de 3 mil atletas de 90 países estarão competindo em diversas modalidades. O Brasil será representado por 14 atletas, que participarão de 5 das 16 disciplinas do evento, incluindo bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Algumas competições, como curling e hóquei no gelo, já começaram antes da abertura oficial, com disputas iniciadas na última quarta-feira.
Os brasileiros têm boas chances de conquistar medalhas, especialmente com Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener, que já se destacaram em etapas da Copa do Mundo nesta temporada. O histórico do Brasil nos Jogos de Inverno mostra que a melhor classificação foi há dez anos, quando Isabel Clark ficou em nono lugar no snowboard cross em Turim.
Os próximos passos para os atletas brasileiros serão as competições que já começam logo após a cerimônia de abertura. Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva são os primeiros a competir, com provas de esqui cross-country na cidade de Tesero. Para acompanhar tudo, os fãs podem conferir a programação das transmissões e comprar ingressos nos canais oficiais. As competições se estenderão até o dia 22 de fevereiro, quando os Jogos chegarão ao fim com a disputa no bobsled 4-man.