No último sábado (24), o Australian Open ativou pela primeira vez o protocolo de “calor extremo” e o sistema deve ser acionado novamente nesta terça-feira (27), com temperaturas que podem chegar a 40º C. O torneio, realizado durante o verão no hemisfério sul, já enfrentou muitos desafios devido ao calor intenso. Desde 2019, os organizadores implementaram um protocolo que classifica o estresse térmico em cinco níveis, visando garantir condições justas para os atletas e minimizar riscos à saúde.
O nível de estresse térmico é medido com base em quatro fatores: temperatura, umidade, velocidade do vento e radiação solar. Quando o índice atinge 4, por exemplo, as partidas devem ser suspensas, e, para os jogos de tênis em cadeira de rodas e juvenis, os limites são um pouco mais baixos. Na prática, isso significa que, no último sábado, os jogos em quadra descoberta foram interrompidos por cerca de cinco horas até que as condições fossem consideradas seguras.
Nesta terça-feira, os holofotes estarão voltados para os quatro primeiros jogos das quartas de final nas chaves masculina e feminina, com estrelas como Aryna Sabalenka, Carlos Alcaraz, Alexander Zverev e Coco Gauff se preparando para entrar em ação na Rod Laver Arena, que possui teto retrátil. O clima vai ser um fator importante, já que as previsões indicam temperaturas altíssimas. Além dos jogos principais, cerca de 60 partidas, incluindo competições juvenis e em cadeira de rodas, estão programadas para hoje, todas sujeitas a interrupções devido ao calor.
Para quem quer acompanhar a emoção do Australian Open, os jogos são transmitidos por diversos canais e plataformas de streaming. Fique ligado para não perder os confrontos e as surpresas que o torneio pode trazer nas próximas rodadas!