O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nesta sexta-feira (9) os cinco novos homenageados do Hall da Fama da entidade, criado em 2018. Entre os escolhidos estão Oscar Schimidt, uma lenda do basquete e maior cestinha olímpico, além da dupla de vôlei de praia Ricardo Santos e Emanuel Rego, campeões nos Jogos de Atenas em 2004. Também foram reconhecidos Alex Welter e Lars Björkström, que conquistaram a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil na vela, em Moscou 1980. A cerimônia para eternizar as marcas dos pés e mãos desses atletas ainda terá data e local definidos.
Ao todo, 39 atletas já foram homenageados no Hall da Fama, que teve como primeiros integrantes a dupla de vôlei de praia Jackie Silva e Sandra Pires, o velejador Torben Grael e o maratonista Vanderlei Cordeiro. Marco La Porta, presidente do COB, ressaltou a importância dessas homenagens: “É um orgulho enorme para o COB reconhecer esses gigantes e garantir que suas trajetórias sigam inspirando o esporte brasileiro”.
Oscar, conhecido como Mão Santa, é um dos poucos atletas a ter participado de cinco Olimpíadas consecutivas e fez história ao ultrapassar a marca de 1.000 pontos nos Jogos. Já Ricardo Santos e Emanuel Rego não só foram campeões em Atenas, mas também conquistaram o bronze em Pequim 2008 e diversos títulos internacionais, consolidando o vôlei de praia como uma das modalidades mais vitoriosas do Brasil.
Os fãs do esporte podem acompanhar as próximas homenagens e eventos do COB pelas redes sociais e canais oficiais da entidade. Além disso, a programação dos próximos Jogos Olímpicos traz expectativas e compromissos para os atletas, que continuam treinando e se preparando para as competições que vêm por aí.