January 7, 2026
Esporte

Hélio dos Anjos afirma que técnicos do Brasil enfrentam etarismo no futebol – 05/01/2026 – Esporte

  • janeiro 5, 2026
  • 0

Hélio dos Anjos, o técnico mais experiente em atividade nas três principais divisões do futebol brasileiro, está com 67 anos e recentemente renovou seu contrato com o Náutico

Hélio dos Anjos afirma que técnicos do Brasil enfrentam etarismo no futebol – 05/01/2026 – Esporte

Hélio dos Anjos, o técnico mais experiente em atividade nas três principais divisões do futebol brasileiro, está com 67 anos e recentemente renovou seu contrato com o Náutico até 2026. Ele ajudou o clube a subir da Série C para a B neste ano, mas teve que mudar seu contrato. Agora, além de dirigir os treinos, Hélio também está à frente da gestão do departamento de futebol, junto com seu filho, Guilherme. Ele comenta sobre as dificuldades de comunicação no futebol moderno, onde jogadores têm que lidar com assessores, empresários e outros intermediários, o que torna a interação direta mais complicada.

Em uma entrevista, Hélio expressou sua preocupação com o chamado “etarismo” no futebol, que faz com que muitos treinadores mais velhos sejam descartados sem consideração. Ele menciona grandes nomes da profissão que estão fora do mercado, como Vanderlei Luxemburgo e Oswaldo de Oliveira, rotulados como ultrapassados pela mídia. Hélio também relembra um episódio em que seu nome foi rejeitado em um clube da Série A, mesmo tendo um histórico de sucesso. Para ele, o estigma em relação à idade começou após a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa de 2014, que prejudicou a imagem de muitos treinadores da sua faixa etária.

Apesar de crítica à nova geração de técnicos, Hélio reconhece o valor de profissionais como Abel Ferreira, do Palmeiras, e acredita que a modernização é necessária. Para a seleção brasileira, ele vê potencial em treinadores locais, como Rogério Ceni, que têm mostrado bom trabalho. Hélio, que conquistou seis títulos e três acessos desde 2018, enfatiza seu valor no mercado, afirmando que não se desvaloriza e que está disposto a ficar em casa se necessário, mas sempre buscando reconhecimento pelo seu trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *