João Fonseca, jovem tenista brasileiro de 19 anos, decidiu adiar sua estreia na temporada de 2026 do circuito mundial. Ele sentiu dores na região lombar e, por isso, não vai participar do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, que acontece como parte da preparação para o Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano. A partida estava programada para a noite de domingo (4), no horário do Brasil, e seria contra o norte-americano Reilly Opelka. Fonseca era o sexto cabeça de chave do torneio e já havia participado de ações promocionais, posando para fotos com os gandulas.
Desde o ano passado, o carioca tem enfrentado problemas nas costas, que o levaram a encerrar a última temporada mais cedo e desistir do ATP 250 de Atenas em novembro. Embora a lesão atual não seja considerada grave, sua equipe optou por não arriscar um esforço excessivo, visando a recuperação. O plano é que João retorne às quadras na próxima semana, disputando o ATP 250 de Adelaide, também na Austrália, antes do Australian Open, que começa no dia 18 de janeiro.
A decisão de não jogar em Brisbane pode impactar sua posição no ranking da ATP. Atualmente, ele ocupa a 24ª colocação e deixará de defender os 125 pontos conquistados ao vencer o Challenger de Canberra no ano passado. Assim, na melhor das hipóteses, pode cair para a 29ª posição, e na pior, para a 34ª. Porém, como outros tenistas, como o britânico Jack Draper e o dinamarquês Holger Rune, estão lesionados, é provável que Fonseca seja confirmado entre os 32 cabeças de chave do Australian Open. Para acompanhar as próximas partidas e saber como adquirir ingressos, fique ligado nas redes sociais dos torneios e nos canais de transmissão oficiais.