Gabi Zanotti, meia do Corinthians, e Marta, atacante do Orlando Pride, estão na disputa pelo prêmio Rainha da América, que reconhece a melhor jogadora do futebol feminino da América do Sul. Junto com elas, a paraguaia Cláudia Martínez, do Olímpia, também é finalista. A votação é realizada por jornalistas de todo o continente, e o resultado será divulgado em 31 de dezembro pelo jornal El País, do Uruguai. Este prêmio foi criado em 2021 como uma extensão do tradicional Rei da América, que premia os melhores jogadores desde 1985.
Gabi Zanotti, atual detentora do troféu, teve um excelente desempenho em 2025, se destacando como artilheira do Corinthians com 19 gols, sendo seis deles na Libertadores, onde ajudou o time a conquistar seu sexto título no torneio. Com isso, o Corinthians garantiu uma vaga na inédita Copa das Campeãs, que acontecerá em Londres em janeiro. Já Marta brilhou na Copa América, realizada no Equador, onde marcou dois gols na final contra a Colômbia e foi eleita a craque da competição. A camisa 10 também teve seu nome na lista para a Bola de Ouro, que avalia o desempenho de jogadores na temporada europeia.
Cláudia Martínez, aos 17 anos, foi uma das revelações do futebol sul-americano, destacando-se no Campeonato Sul-Americano sub-17 e sendo artilheira da Copa América. Além disso, ela ajudou o Olímpia a conquistar a Supercopa paraguaia. Nos últimos quatro anos, o Brasil dominou o prêmio Rainha da América, levando a taça em três ocasiões, com exceção de 2022, quando a colombiana Linda Caicedo foi premiada.
Para acompanhar a votação e os resultados, fique de olho nas redes sociais do El País e nas plataformas de esportes que costumam transmitir as cerimônias de premiação.