O primeiro turno da fase de grupos da Champions League das Américas, conhecida como a “Libertadores” do basquete masculino, chegou ao fim na última sexta-feira (13) com ações em Paysandú, Uruguai. O Minas Tênis Clube terminou a fase invicto, conquistando duas vitórias, enquanto o Sesi Franca se recuperou de um revés na estreia. O Minas começou o Grupo C com um triunfo sobre o Boca Juniors, da Argentina, vencendo por 80 a 61, e seguiu com outra vitória, desta vez contra o Aguada, derrotando o time da casa por 77 a 74. O destaque da partida de sexta-feira foi o ala-pivô Erik McCree, que anotou 19 pontos e pegou sete rebotes.
Com essa sequência, o Minas soma quatro pontos e ocupa a liderança do Grupo C. O Boca Juniors, que também venceu o Aguada, está em segundo lugar com três pontos. O Aguada, por sua vez, amarga a lanterna da chave com apenas dois pontos. O próximo turno do grupo acontece em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 14 e 16 de janeiro, enquanto a terceira janela será em casa, na Arena UniBH, de 4 a 6 de fevereiro. Os dois melhores times de cada grupo avançam às quartas de final, programadas para março.
Já o Sesi Franca precisou vencer o Universidad de Concepción, do Chile, para se recuperar de uma derrota anterior para o Instituto, da Argentina. E conseguiu! O time paulista ganhou por 85 a 79, com Lucas Dias se destacando com 20 pontos e sete rebotes. Atualmente, o Sesi Franca ocupa a vice-liderança do Grupo D, com três pontos. O próximo compromisso do Sesi será em casa, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), nos dias 14 e 16 de janeiro.
Neste sábado (14), o Flamengo também entra em ação na Champions, enfrentando o Nacional, do Uruguai, às 21h10 (horário de Brasília), e no domingo (15), o adversário será o Obras Sanitarias, da Argentina, no mesmo local e horário.