January 2, 2026
Política

PF indiciou Gustavo Gayer por suspeita de desvio de verba pública em 11 de dezembro de 2025

  • dezembro 11, 2025
  • 0

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvio de recursos da cota parlamentar, que deve ser utilizada em atividades relacionadas

PF indiciou Gustavo Gayer por suspeita de desvio de verba pública em 11 de dezembro de 2025

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvio de recursos da cota parlamentar, que deve ser utilizada em atividades relacionadas ao mandato, como passagens aéreas e aluguel de veículos. A investigação começou com uma operação da PF realizada em outubro do ano passado. De acordo com os relatos, uma organização criminosa teria utilizado documentos falsos para criar uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com o intuito de desviar verba da cota de Gayer. O relatório da PF foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda segundo a PF, o grupo investigado tinha como “sócios” crianças de 1 a 9 anos, e a operação foi nomeada de Discalculia, devido a indícios de falsificação na ata de constituição da Oscip, datada de forma retroativa para 2003. Os crimes que estão sendo apurados incluem associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos e peculato. Durante a operação, a PF apreendeu mais de R$ 70 mil em espécie com um assessor de Gayer e cumpriu 19 mandados de busca em Brasília e em quatro cidades goianas: Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia.

Gayer, que deve se candidatar a uma vaga no Senado, não se manifestou sobre o indiciamento até o fechamento desta matéria. Em declarações anteriores, ele alegou que a operação tinha como alvo Fred Rodrigues, seu adversário político, e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, chamando a PF de “jagunços de um ditador”.

Para quem quiser acompanhar as sessões do Congresso, é possível acessar as transmissões ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados. Também é importante ficar atento às informações sobre audiências públicas e tramitações relacionadas a esse caso, que podem ser consultadas nos canais oficiais do legislativo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *