Hugo Motta Destaca-se no Cenário Político de Natal em 11 de Dezembro de 2025
- dezembro 11, 2025
- 0
No último dia 21, a Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria, que altera a legislação relacionada a golpes de Estado e a abolição do Estado de
No último dia 21, a Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria, que altera a legislação relacionada a golpes de Estado e a abolição do Estado de

No último dia 21, a Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria, que altera a legislação relacionada a golpes de Estado e a abolição do Estado de Direito. A votação foi marcada por polêmicas, incluindo a expulsão do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da sessão, ação que gerou críticas à condução do presidente da Câmara, Hugo Motta. Além disso, o PL foi visto como uma tentativa de amenizar as penas de pessoas julgadas pelo STF em casos de golpe, o que provocou uma forte reação negativa entre os deputados da esquerda.
Essa proposta já havia sido discutida anteriormente, especialmente em abril, quando a ministra Gleisi Hoffmann mencionou a possibilidade de redução de penas como alternativa à anistia, que foi rejeitada. O presidente Lula deve vetar o projeto, embora seja esperado que esse veto seja derrubado pelo Congresso. A tensão entre os poderes se intensificou, especialmente após o decano Gilmar Mendes sugerir mudanças na legislação sobre impeachment de ministros, resultando em um acordo com o Senado para revisar essa questão.
Para quem quer se manter informado sobre as decisões da Câmara, as sessões podem ser acompanhadas pelo site oficial da Casa, onde também estão disponíveis documentos e canais de denúncia. O próximo passo na tramitação do PL da Dosimetria ainda não foi definido, mas a expectativa é que o debate continue intenso, especialmente em um ano eleitoral, quando a competição política tende a se intensificar. Assim, a relação entre o governo e o Congresso seguirá sob análise, enquanto novas propostas e projetos surgem na pauta legislativa.