Eric Wildberger, fisiculturista de Garanhuns (PE), anunciou na semana passada que não faz mais parte da categoria Classic Physique e vai migrar para a Open. Ele já está com quase 20 kg acima do limite da antiga divisão, mesmo sem ter começado seu “off-season”, período em que os atletas aumentam a ingestão calórica para ganhar massa muscular. Em entrevista, Wildberger revelou que não estava feliz na categoria clássica, enfatizando que o verdadeiro “bodybuilding” é sobre construir o físico, algo que ele sentia estar limitando.
A mudança para a categoria Open representa uma nova fase para Wildberger, já que ele não precisará mais se preocupar com restrições de peso. Ele mencionou que os limites da Classic Physique dificultam a evolução de quem já está próximo do peso máximo, tornando impossível ganhar músculo sem ganhar peso. O atleta destacou Dennis Wolf como uma grande inspiração, e, embora reconheça que o caminho até ser competitivo na nova categoria pode ser longo, ele está otimista. Para se igualar a competidores de altura semelhante, Wildberger precisaria estar pesando cerca de 130 kg.
Sobre sua experiência no Olympia deste ano, Wildberger enfrentou dificuldades na pesagem, medindo 1,87 m, o que o obrigou a competir com um peso menor do que o esperado. Ele teve que perder cerca de quatro quilos em três horas usando métodos extremos, como corridas e banheira de imersão, que não são saudáveis. Após essa experiência, ele decidiu não repetir os mesmos erros em outro campeonato e optou por desistir.
Para quem está acompanhando a carreira de Wildberger, fica a expectativa de saber como será seu desempenho na Open. Ele acredita que, em dois ou três anos, poderá atingir seu auge físico. As próximas competições e treinamentos serão cruciais para essa nova jornada.